Segunda à Sexta: 8h às 12h / 14h às 17h
Sábado: 8h às 12h
Terça à sexta (7h e às 19h)
Sábado (19h)
Domingo (7:30h; 9:30h; 19h)
Setor Catedral; Setor São José; Setor Itaguaruna; Setor Cruzeiro; Setor Lajes.
A história religiosa de Tianguá iniciou em 1855, quando João Batista Leal, comprou as terras da localidade Sítio Barrocão. Passado alguns dias, sua primeira preocupação foi com a construção de uma capela. Se tratava de um salão com paredes de barro, coberta de palha de babaçu. Nele colocou um nincho com a imagem de Sant’Ana, sua protetora.
Em 1883, encontrava-se na Paróquia de Viçosa do Ceará Dom José Joaquim Vieira, então bispo do Ceará, em visita pastoral. Ao passar por Barrocão, com destino a Paróquia de Ibiapina, Dom José Joaquim visitou a capela de Sant’Ana e prometeu que logo ao chegar à Cúria, lavraria a provisão, criando ali um Curato e tomaria Sant’Ana como padroeira.
O Curato de Sant’Ana, na povoação Barrocão, foi criado em 27 de novembro de 1886, desmembrado da freguesia de Viçosa do Ceará, do qual, foi seu primeiro cura, Pe. Jose Tomaz de Albuquerque, empossado a 6 de dezembro do mesmo ano.
A criação da Paróquia de Sant’Ana de Tianguá aconteceu em 15 de abril de 1915, por Dom Manoel da Silva Gomes, Bispo do Ceará. Nesta época a Paróquia estava sendo regida pelo Pe. Leopoldo Rolim. Anos depois, em 1937 a Matriz de Sant’Ana foi praticamente demolida, dando lugar a um imponente templo, que em 22 de agosto de 1971 se tornou a Catedral da Diocese de Tianguá. Em 1996 inicia-se a construção da sacristia, obedecendo ao mesmo padrão arquitetônico do restante do prédio e a construção da capela do santíssimo. Em 2010 iniciamos a reforma do presbitério com a pintura dos ícones, altar, cátedra do bispo, ambão e credência de mármore, que em 21 de agosto de 2011, em missa solene foram dedicados para o culto público.
Desde a criação do Curato até hoje, a Paróquia de Tianguá, contou com 22 padres. Temos como pároco atual Pe. Carlos Alberto Pereira Magalhães.