Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe
Breve história das Monjas Agostinianas Recoletas e do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe
Guaraciaba do Norte – CE
Ordem dos Agostinianos Recoletos
A Ordem dos Agostinianos Recoletos nasceu aos 05 de dezembro de 1588, no Capítulo que a Ordem de Santo Agostinho realizou em Toledo, Espanha; quando, reunidos os frades, sob a moção do Espírito Santo, decidem abrir casas masculinas e femininas para os que quisessem viver o carisma agostiniano de forma mais restrita; num modo de vida mais recolhido, na oração, silêncio e vida comum.
Tendo como base a comunidade, a vida fraterna e não possuindo nada em particular. Como diz Santo Agostinho: “Vivei unanimes na casa, com uma só alma e um só coração dirigidos para Deus.” Surgindo assim, os Frades e as Monjas Agostinianas Recoletas. A Madre Mariana de São José, uma monja que sentiu o chamado de Deus a abraçar este estilo de vida, fundou os primeiros mosteiros recoletos femininos na Espanha, ao decorrer dos séculos espalharam-se por outras nações: México, Filipinas, EU, Brasil, Quênia (África), Guatemala e Colômbia, não deixando de se expandir, pois existem outros projetos de fundação que estão a caminho.
Chegada ao Brasil
A Recoleção feminina contemplativa chegou ao Brasil no dia 11 de junho de 2003, fundando o Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, no Distrito Sussuanha, em Guaraciaba do Norte-CE. Iniciando este processo de fundação no ano 2000, Ano de Graça do Senhor, quando a pedido de Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR, o Frei Juan Manuel Ramirez Sixtos, OAR, marcou presença na Assembleia Federal das Monjas Agostinianas Recoletas no México em 12 de julho do ano 2000; ele expôs o desejo do bispo de fundar um mosteiro de vida contemplativa na sua diocese de Tianguá, principalmente na cidade de Guaraciaba do Norte. O seu objetivo era enriquecer e intensificar a vida espiritual da diocese com a presença de monjas dedicadas a vida de oração.
A petição foi acolhida favoravelmente pelo Mosteiro Santa Teresinha do Menino Jesus, de Ahuacatlán de Jesús, S.L.P. México. Se fizeram todas as diligências e permissões perante as leis civis e religiosas para poder realizar o traslado das irmãs que iriam fundar o mosteiro. Viajando ao Brasil no dia 09 de junho de 2003.
As irmãs fundadoras são:
Irmã Mônica Mejía Trejo.
Irmã Consolación Villeda Ponce.
Irmã Maricruz Hernández Orozco.
Irmã Angelina Míria Pérez Dúran.
Irmã María Teresa Flores Reyna.
Irmã Juana Beatríz Díaz González.
Irmã Laura Irene González Ortíz.
Irmã María Piedad García Martínez.
Fundação em Guaraciaba do Norte-CE
Chegaram a Guaraciaba do Norte, no dia 11 de junho de 2003, data que se adota de fundação. Uma casa de família, gentilmente cedida pela Sra. Ana Lúcia, pelo tempo que fosse preciso, foi o lugar abençoado onde se deram os primeiros passos da fundação, enquanto se aguardava poder habitar uma parte do mosteiro, que iniciava sua construção. Neste lugar se teve o primeiro contato com o povo e o aprendizado da língua; foi lugar de encontro com o Senhor, numa capela improvisada e lugar dos primeiros trabalhos para a subsistência e adaptação a nova pátria com seus costumes e tradições. Sendo que duas das irmãs fundadoras, em diversos momentos da história, decidiram voltar ao México, ficando assim seis irmãs mexicanas.
O dia 20 de agosto de 2004, aconteceram dois fatos importantes: A Profissão Solene da irmã Laura Irene e da irmã Maria Piedad e a tão esperada Inauguração do Mosteiro, tendo concluído a primeira parte (o noviciado), as irmãs já podiam habitar o mosteiro e acompanhar mais de perto a construção. A celebração para este acontecimento se realizou na Paróquia Nossa Senhora do Prazeres, de Guaraciaba do Norte; houve dois bispos nesta celebração, Dom Francisco Javier Hdz, Arnedo, OAR, Bispo de nossa Diocese de Tianguá e Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, na época, bispo diocesano de Crateús-CE.
Entre os vários sacerdotes estava,: Monsenhor Tarcísio de Melo; Monsenhor Francisco das Chagas Martins; Monsenhor Tibúrcio Gonsalves de Paula; Monsenhor Aristides Cardoso; Monsenhor Odilon Marinho de Pinho; Frei José Luis Igea, OAR; Frei Horácio Navarro, OAR; Frei Antônio Gomes Junqueira, OAR; Frei Juan Manuel Ramirez Sixtos, OAR; Frei Gabriel Jesus Coronel, OAR; Pe. Antônio Martins Irineu; Pe. Arnalton Dias Vasconcelos; Pe. Raimundo Lúcio; Pe. Clodoaldo Carvalho; Pe. Antônio Claudio de Oliveira; Frei Lucimarcos Jeremias; Pe. Luiz Gonzaga, e os Diáconos, na época, Lusmar de Sousa Fontenele e Carlos Alberto Pereira e também a presença de vários seminaristas. Para esta ocasião foi convidada especial a priora do mosteiro de origem no México, a Madre Querubín Léon Hernández.
Após a celebração da missa, as irmãs, os celebrantes e o povo em geral, se dirigiram em carreata até o mosteiro. Primeiramente entrou o Santíssimo Sacramento, procedendo à bênção das dependências que tinham sido concluídas, logo o Bispo, Dom Francisco Javier, dirigiu umas palavras explicando para o povo a finalidade do mosteiro na diocese.
Atividades
A partir daqui a vida do mosteiro tem se ido desenvolvendo pouco a pouco e segundo as necessidades que tem ido surgindo; foram chegando as vocações, jovens desejosas de viver nosso estilo de vida que vão fazendo crescer e florescer a vida recoleta contemplativa nestas terras brasileiras.
Desde o início se procuraram os meios de sustentação para a comunidade. Como a elaboração de pães, biscoitos, confeiteira e paramentos litúrgicos, atualmente também se iniciou a confecção de velas e círios. Os produtos têm sido bem acolhidos e são fonte de renda, já que a Comunidade depende da Providência e do fruto próprio do trabalho.
Atualmente, a Comunidade está formada por 14 irmãs; 08 professas de Votos Solenes, 03 de Votos Simples, 02 Noviças e uma Postulante. Sendo 06 mexicanas e 08 brasileiras.
Contato:
Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe
Cx. Postal 12 – Cep. 62380-000 Guaraciaba do Norte-CE - Distrito Sussuanha - Brasil
(88) 9 9736-1444
E-mail: recoletas.oar.guaraciaba@gmail.com
Facebook: MonjasRecoletasBrasil
Pastoral Vocacional:
Email: pvmoar@gmail.com
(88) 9 9627-9102