Ano Eucarístico - 22/08/2019 a 22/08/2020

Alt

Tema: Eucaristia: presença e comunhão.
Lema: “Senhor, dá-nos sempre deste pão!” (Jo 6,34)

O tema do ano eucarístico em preparação para o Jubileu de Ouro Diocesano convida-nos a celebrar e sentir a Eucaristia enquanto presença e comunhão. Presença de Jesus, enviado do Pai, como vida para o mundo, uma presença substancial enquanto assume a natureza humana, presença substancial enquanto perpetua sua carne e seu sangue no sacramento acolhido na fé. É comunhão antes de tudo, porque Ele mesmo comungou de nossa fraqueza assumindo a nossa condição, para que pudéssemos comungar de sua vida humana e divina: “quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele...”(Jo 6,52-71).

Da correta compreensão deste mistério brota a missão da Igreja no Mundo, e aqui encontramos o caminho que queremos assumir, na reflexão, na celebração, e na vivência da Eucaristia ao longo deste ano eucarístico em toda a nossa Diocese. (...) Ser presença implica uma comunhão com a carne de Cristo dada para a vida do mundo, que é comunhão com sua humanidade e divindade, feitas presença histórico-transformadora, é comunhão com sua Palavra, seus gestos, seu Sacrifício, sua Morte e Ressurreição: comunhão profunda que gera a “Igreja em saída” ao encontro da carne de Cristo crucificada nos irmãos e irmãs que sofrem.

No capítulo 6 do seu evangelho, João apresenta uma das mais altas revelações a respeito de Jesus: Ele é pão vivo, Ele desce do Céu, Ele dá vida ao mundo. A revelação tem início com um sinal – a multiplicação dos pães – em que Jesus ocupa o centro. (...)Sua presença neste acontecimento é uma presença eficiente e condescendente.

Desse modo, necessitados de unidade para que o mundo creia, necessitados de comunhão para que Cristo seja visto em nós, em nossas ações, em nossos sentimentos; necessitados da vida plena, queremos repetir mais uma vez no hoje da história da nossa salvação: Senhor dá-nos sempre deste pão que nos transforma em comunhão.

(Bispo Diocesano, Dom Francisco Edimilson)

Programação do Ano Eucarístico:

Abertura Paroquial
Dia 25 de agosto de 2019:
Em todas as Paróquias e Áreas

Santuário Eucarístico
Elevação da Igreja de São Francisco a Dignidade de Santuário Eucarístico
Dia –  23 de novembro de 2019:
Solenidade de Cristo Rei - Praça São Francisco
Acolhida da Comunidade Católica Missão Resgate

Bênção da Capela da Ressurreição
Translado dos restos mortais de Dom Frei Timóteo – 30 anos
Dia 20 de março de 2020:
Celebração de Missas - Vários Horários

24 horas para Jesus
27 e 28 de março de 2020:
Quaresma de 2020 em todas as Paróquias

Semana Eucarística
Dia 07 de junho de 2020:
Abertura em todas as paróquias e Áreas Pastorais e Missionárias
Dia 11 de junho de 2020:
Encerramento - Solenidade de Corpus Christi

Congresso Eucarístico
Dia 19 a 22 de agosto 2020:
Abertura - Tianguá
Missas em Vários Ritos
1º Comunhão coletiva das paróquias de Tianguá
Seminário Teológico

Vigília Eucarística
Dia 21 de agosto de 2020:
Santuário de Fátima – São Benedito

Carreata Eucarística
Dia 22 de agosto de 2020:
Saindo do Santuário de Fátima em São Benedito, com destino para a Catedral de Sant’Ana, em Tianguá.

Dia de Adoração
Todas as Quintas Feiras:
Adoração e Bênção do Santíssimo
Em todas as Paróquias e Áreas

Gesto Concreto
Implantação da Cáritas Paroquial

Oração do Ano Eucarístico:
Vós sois o Pão vivo/ descido do céu/ para a vida do mundo./ Pão que revigora a nossa vida/ e faz de nós um só corpo/ numa comunhão de amor./ Dá-nos sempre deste pão!
Para sermos vossa presença/ na vida dos irmãos e irmãs/ encontrando neles o vosso rosto/ e tocando neles a vossa carne:/ Dá-nos sempre deste pão!
Para vivermos a unidade/ na diversidade dos ministérios e serviços,/ como Igreja Missionária,/ a serviço da vida e da esperança: Dá-nos sempre deste pão!
Isto vos pedimos/ neste ano eucarístico/ rumo ao Jubileu da nossa Diocese/ para que desta comunhão terrena/ passemos à comunhão da vossa glória/ ao lado de Santana e de Maria. Amém!

Lançamento do Hino, Oração e Logomarca do Ano Missionário:

Oração (descrito e disponível para baixar)

-  Hino

Logomarca (Jpg)