Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira

facebook.com/DomFranciscoEdimilson

instagram.com/dom_edimilson

Biografia

Nasceu na cidade de Jardim (CE) em 03 de outubro de 1969. É filho do casal Francisco Ferreira Gorgônio e Maria Ivanir das Neves Ferreira Gorgônio. Possui três irmãos: Maria Margarida, Antônio Jurandir e José Romilson.

Fez seus estudos iniciais na sua cidade-natal, Jardim (CE): 1º Grau, na Escola Dr. Romão Sampaio, 2º Grau, no Centro Educacional Pe. Aldemir. Foi matriculado no Seminário São José de Crato em 13 de fevereiro de 1989, sendo transferido em 1990 para o Seminário da Arquidiocese de Fortaleza, a fim de prosseguir nos estudos visando ao sacerdócio. Obteve graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza em 1995. Concluiu Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará, em Fortaleza em 1996. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de maio de 1997, na igreja-matriz de Santo Antônio, da cidade de Jardim- CE, pelas mãos de Dom Newton Holanda Gurgel. Foi na cidade do Crato que realizou a maior parte das suas atividades sacerdotais.

Destinos e cargos ocupados:

Foi Vigário- paroquial das Paróquias São José e Nossa Senhora Aparecida (1998- 1999). Administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (2001- 2002). Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e Cura da Catedral (2003 – 2017). Ao lado dessas atividades, acumulou as funções de professor (no Instituto de Teologia e Animação Madre Gerhilde, 1995 – 1999; no Seminário São José, 1998 – 1999; Vice- diretor do Colégio Pequeno Príncipe, 1998 – 2017). Exerceu diversas funções na Diocese de Crato, dentre elas: Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Diretor Espiritual do Seminário São José, Vigário- Forâneo da Forania I, Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica, Coordenador Diocesano de Catequese, Coordenador Diocesano de Pastoral, Gerente Executivo da Fundação Padre Ibiapina e Diretor Comercial da Rádio Educadora do Cariri.

Registro de sua atuação acadêmica foi sua escolha como sócio do Instituto Cultural do Cariri, sendo titular da Cadeira Monsenhor Rubens Gondim Lóssio.

No dia 15 de fevereiro de 2017 foi nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo da Diocese de Tianguá – CE. Adotou como lema para seu episcopado um versículo do Salmo 69: ” Zelus Domus Tuae Comedit Me” (O Zelo por tua casa me consome).