segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00
Igreja Matriz São Francisco das Chagas
terça à sexta às 18:00h
1º sábado de cada mês às 6:30h (Missa em Louvor ao Imaculado Coração de Maria)
domingos às 9:00h e 18:30h
Comunidades
Capela São José
domingos às 8:00h
Capela Nossa Senhora de Fátima
sábados às 19:00h
Comunidade Santa Bernadete
2º sábado de cada mês às 19:00h
Capela Santa Terezinha
3º sábado de cada mês às 19:00h Setores
1. Setor Tamboril
2. Setor Flamengas
3. Setor Amarelas Setor
4. Timbaúba Setor Tapuio
A Área Pastoral São Francisco - Camocim - localizada na Região Norte, foi criada por decreto (n° 117/2014) no dia 02 de março de 2014, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, tendo sido efetivado a modificação deste título para o atual no dia 28 de maio de 2015. A criação da citada Área Pastoral, teve como principais motivações: a grandeza da população de Camocim que mantém um alto índice de concentração urbana (73%), provocando o surgimento de novos bairros, comunidades e capelas; os desafios de uma melhor assistência na zona rural com a presença da Igreja viva e missionária; uma necessidade de capacitação dos leigos para a ação evangelizadora; e sobretudo correspondendo o processo diocesano descentralizador que tem produzido excelentes resultados.
No dia 31 de maio de 2015, os frades capuchinhos assumiram pastoral e canonicamente a Área Pastoral São Francisco, correspondendo a um desejo antigo de Dom Javier. E assim, os Missionários Capuchinhos abraçaram esta missão que o Bispo lhes confiou levando em consideração as orientações da pastoral orgânica e as determinações administrativas da Diocese de Tianguá, como também toda a caminhada histórica da Área Pastoral, que teve um longo estágio como Área Missionária e atuação das Irmãs Lourdinas e de muitos leigos (as).
Vimos apresentar um pouco do histórico e da situação pastoral, administrativa e infraestrutura da Paróquia São Francisco das Chagas:
Pastoral - Como em toda a diocese, em Camocim cresce a população urbana, o que repercute nos tradicionais modelos de pastoral aplicados no contexto rural. Diante dos desafios da pastoral urbana, o processo de setorização e os “Pólos de Evangelização” favorecem uma ação descentralizada, tanto na cidade como no interior. Em nossa área paróquial contamos com bom número de leigos (as) e lideranças bem formadas, homens e
mulheres comprometidos e dedicados ao Reino que atuam tanto nas comunidades urbanas como também nos setores rurais. As principais iniciativas com relação à formação dos leigos estão realizando sobretudo na formação de novos ministros da Palavra, novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, formação dos catequistas (escola catequética diocesana e paroquial) – criamos a escola de catequese paroquial tanto na Sede como também nos setores rurais, Formação litúrgica, Formação Missionária, Formação aos missionários do Dízimo, etc.. Destacamos a existência de muitos círculos bíblicos que se reúnem semanalmente para refletir a Palavra de Deus.
Em agosto de 2015 foi criado o Conselho Paroquial de Pastoral, como um organismo representativo de todas as forças vivas de nossa Área Pastoral: Presbíteros, religiosos, todos irmanados no cultivo comum da identidade cristã e no empenho de construir uma comunidade viva e dinâmica que testemunhe o reino (cf. Regimento Diocesano). O conselho, principal organismo pastoral, é lugar de encontro, reflexão, de intercâmbio e de unidade no processo pastoral e paroquial. Sua principal função é elaborar o Plano de atividades Pastorais, recolher informações das equipes de trabalhos e avaliar a caminhada eclesial, tudo à luz do Magistério da Igreja, das Diretrizes do Episcopado Brasileiro e do Plano Pastoral Diocesano.
Diante dos desafios pastorais implantou-se uma assistência pastoral mais sistemática nas comunidades da Zona Urbana e na Zona Rural; realizando visitas, reuniões e celebrações. Despertando assim, a consciência das comunidades em pertencerem a um único corpo eclesial e paroquial. As Santas Missões Populares realizadas em janeiro de 2016, como as festas de padroeiros (as) e outros eventos com o apoio dos leigos (as) e do povo de Deus têm sido fortes momentos de evangelização, correspondendo com o projeto de missão permanente e de uma Igreja em Saída.
Diante das urgências da ação evangelizadora assumidas na 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral celebrada em novembro de 2015 e da 2ª Assembleia Regional de Pastoral da Região Norte, celebrada em janeiro de 2016, realizou-se no dia 25 de junho a nossa 1ª Assembleia de Pastoral para assumirmos as Urgências Pastorais Diocesanas dentro da realidade; onde fizemos memória de nossa caminhada histórica e pastoral; destacando os avanços, conquistas e desafios. Na Comunhão Trinitária acolhemos juntos, a tarefa posta em nossas mãos com a missão de avaliar, planejar e celebrar nossa ação evangelizadora em comunhão com a nossa diocese diante de nossa realidade nestas terras camucinenses. Tudo isso com o Espírito Evangélico, com humildade e responsabilidade e maturidade de discípulos (as) de Cristo Crucificado e Ressuscitado. A 1ª Assembleia de Pastoral foi um tempo propicio de viver, parar, refletir e escolher o caminho a seguir.
Pastoralmente, a Paróquia São Francisco das Chagas dispõe de 03 (três) sacerdotes capuchinhos, e de um bom número de leigos (as), catequistas, ministros extraordinários da Palavra, ministros extraordinários da comunhão e lideranças que com seus esforços e dinamismo atuam com solicitude pelo crescimento do Reino de Deus.
Pastorais e Movimentos existentes:
Pastorais: Pastoral Catequética, Pastoral do Batismo, Pastoral da Criança, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Pastoral Pessoa Idosa, Pastoral dos coroinhas etc.
Movimentos: Ministros da Palavra, Ministros da Eucaristia, Apostolado da Oração, RCC – Grupo de Casais, RCC – Vida Nova, SSVP, Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, SAB, ECC e Terço das Mulheres.
Administrativa - buscamos corresponder ao direito eclesial e às normas diocesanas. Cônscios dos Atos normativos diocesanos já implantamos e seguimos sistema Maistre.
A situação econômica, financeira e administrativa da paróquia vem melhorando notavelmente graças aos avanços da Pastoral do Dízimo e a partilha - repasses das comunidades; como também o acompanhamento das comunidades – gerando transparência e repasse das comunidades.
A Paróquia foi erigida canonicamente no dia 23 de outubro de 2016. Sendo empossados: Frei Deusimar de Souza Silva, OFMCap – 1º Pároco, Frei Domingos Teixeira Lima, OFMCap – Vigário Paroquial e Frei Francisco Pereira, OFMCap – Vigário Paroquial
Mediante decreto ficou assim constituída, abrangendo além da Comunidade sede, compreendendo as seguintes comunidades e setores. Comunidades: Nossa Senhora de Fátima, São José, Santa Terezinha e Santa Bernadete. Setores: *Amarelas - Montevidéu, Tapuiú, Olho d’água do Domingos, Ziú, Baixa grande, Lagoa das pedras, Praia dos Xavier, Saco, Assentamento da Consese; *Tamboril - Cangalhas, Aguapé, Água Branca, Canoas, Assentamento Jatobá, Boqueirão dos Rosas, Boqueirão do Adroaldo, Boqueirão do Pé do Morro; *Flamengas - 5 Flamengas (dos Vitorianos, Major, Ferreiros, Rosários e Gregórios), Pereiros, Mororó, Jacarandá I, Jacarandá II, Boqueirão dos Liras; Boqueirão dos Dourados, Tucusal, Cafundó e Boqueirão do Xavier; *Timbaúba - Estreito, Cedro, Belo monte, Assentamento: Carnaúba furada; *Tapuio - Cupim, Cacimbão, Olho d’água, Pedra Branca, Angelim, Fazendinha, Tabocal e Felipe.
No momento a Igreja Matriz de São Francisco das Chagas – sede paroquial encontra-se em fase de ampliação, reformas e melhorias.