• Diocese
      • Histórico
      • Assembleia
      • Símbolos
      • Sant'Ana, Padroeira da Diocese
      • Cúria Diocesana
      • Lar Sacerdotal Dom Javier Hernández Arnedo
      • Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe
      • Casas de formação
  • Triênio Jubilar
      • Ano Missionário
      • Ano Eucarístico
      • Ano Jubilar
  • Clero
      • Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira
      • Dom Francisco Javier Hernandez
      • Dom Frei Timóteo Nemésio
      • Clero diocesano
      • Religiosos
      • Diáconos permanentes
  • Paróquias
      • Vicariato Norte
      • Vicariato Centro
      • Vicariato Sul
  • Pastorais
      • Coordenação diocesana de pastoral
      • Pastorais específicas
      • Movimentos Laicais e Associações Religiosas
      • Comissões e Associações Diocesana
      • Conselho Diocesano de Pastoral
  • Espiritualidade
      • Liturgia
      • Santo do dia
      • Pedido de oração
  • Atualidade
      • Palavra do Bispo
      • Notícias da Diocese
      • Notícias Vaticano e CNBB
      • Fotos
      • Vídeos
      • Caderno Pastoral
  • Mais
      • Horários de Missas
      • Obras comunitárias
      • Sites indicados
  • Fale conosco

Presidente do Regional alerta sobre o perigo da “Síndrome de Jonas” no início do Conser

Alt

Nesta segunda-feira (14), teve início o Conselho Episcopal Regional (Conser) do Regional Nordeste 1 da CNBB, reunindo os bispos do Ceará para três dias de encontro no Seminário São José de Teologia, em Fortaleza. A abertura foi marcada por uma Missa presidida por Dom Magnus Henrique, OFMcap., bispo da Diocese de Crato e presidente do Regional. Em sua homilia, ele destacou a importância da escuta e da ação pastoral enraizada em discernimento, ressaltando que o planejamento pastoral deve produzir frutos maduros e cheios de sentido, evitando os erros de ações precipitadas e sem profundidade.

“Estamos iniciando o nosso Conser e o tema que abordaremos é a grandeza da escuta para que os frutos do nosso planejamento e da nossa ação pastoral não sejam frutos ultrapassados, apodrecidos, nem verdes sem perspectivas de amadurecimento”, afirmou Dom Magnus.

O bispo também alertou para os perigos de uma fé superficial, marcada pela busca incessante de sinais e milagres, o que, segundo ele, pode desviar os fiéis do verdadeiro encontro com Deus.

“A busca desmedida por sinais tem eivado o caminho da fé, da confiança e da contemplação dos mistérios de Deus”, disse Dom Magnus. Citando São Paulo e o Papa Francisco, Dom Magnus abordou uma cegueira espiritual que impedia os fiéis de reconhecerem a verdadeira missão da Igreja e os sinais autênticos do amor de Deus. Ele ainda anunciou sobre a chamada “Síndrome de Jonas”, mencionada pelo Papa em uma de suas homilias, que se refere à falta de zelo missionário e à tentativa de fugir das responsabilidades evangelizadoras. “Precisamos moldar as estruturas eclesiais para que se tornem mais missionárias, mais abertas às necessidades das pessoas e às rápidas transformações do mundo”, afirmou, fazendo eco à visão do Papa Francisco.

Dom Magnus encerrou a homilia com um convite à unidade e à missão, ressaltando que o Espírito Santo é dinâmico e indomável, e que os trabalhos do Conser devem ser guiados por essa certeza de fé. “Iniciemos nosso Conser reacendendo em nós o espírito da unidade e da missão”, concluiu.

O Conser segue até o dia 16 de outubro, com momentos de reflexão, partilha, escuta e planejamento das ações pastorais para o próximo ano no Ceará.

 

 

Fonte: www.cnbbne1.org.br

Foto: Romário Pinheiro

Av. Pref. Jacques Nunes, 1739
Bairro Seminário - Tianguá CE
CEP: 62327 – 145
Caixa Postal: 51
ascomdiocesedetiangua@gmail.com    WhatsApp: (88) 3671-1180

 

Horários de Funcionamento
Segunda a Sexta
das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

 
 
 
 

Diocese de Tianguá© 2018-2022. Todos os direitos reservados.

desenvolvido por