Plantio de árvores homenageia vítimas da pandemia em Dia de Finados
Em sintonia com a campanha “É Tempo de Cuidar da Saudade e da Casa Comum”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Celebração do Dia de Finados contou com um gesto solidária diferenciada na Diocese de Tianguá. No último dia 02 de novembro, diocesanos e clero foram motivados pelo Dom Francisco Edimilson, bispo diocesano, a realizarem o plantio de árvores, recordando os fiéis falecidos, sobretudo os vitimizados pela pandemia do Covid-19.
Na ocasião, o momento foi antecedido pela Santa Missa em sufrágio das almas dos fiéis defuntos, presidida pelo Pe. Wesley Barbosa, Reitor do Seminário São José Propedêutico – Tianguá (CE) e Mestre de Cerimônia Oficial, o qual, em sua homilia, dedicou-se a reflexão para a importância da oração pelos fiéis falecidos. A missa foi celebrada na Capela São José, Convento, em Tianguá – CE, às 06h30, iniciando o dia solene.
Logo após a Santa Missa, em procissão, os fiéis presentes na Santa Missa se dirigiram ao bosque do Convento onde praticaram a ação orientada pela CNBB. A iniciativa convida os brasileiros a plantarem uma árvore em homenagem aos que faleceram, especialmente os vitimados pela pandemia da Covid-19, faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”, criada pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia do Coronavírus.
De acordo com Dom Edimilson, além da oração e homenagem aos fiéis falecidos, a ação proporcionou reacender na comunidade a esperança e o compromisso em promover a vida. “Através desse lindo gesto plantando uma nova semente, plantando uma nova muda, renasce com certeza a esperança em dias melhores”, pontuou o bispo diocesano.
Confira as imagens aqui!
Matéria: Ingrid Monteiro | Amex
Imagens: Walter Luis e Armando | Pascom de Sant’Ana