Missa do segundo dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB relembra os bispos de recente nomeação
O episcopado brasileiro está reunido na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 18 a 28 de abril de 2023. Na noite de quinta-feira, 20, a Celebração Eucarística, com Vésperas, foi presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba (PR) dom Reginei José Modolo e concelebrada pelos bispos e padres com recente nomeação do Papa Francisco.
Em sua homilia, dom Reginei convida a todos a refletir e compreender quem é Jesus a partir do testemunho de João Batista: “Aquele que vem do alto está acima de todos” (Jo 3,31), e dos Apóstolos, fazendo referência à primeira leitura, na qual o sinédrio os proíbe de ensinarem em nome de Jesus, cita São Pedro: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens” (At 5,29). Dito isto, refere-se aos bispos: “Diante de qualquer realidade que se apresente oposta ou como alternativa àquilo que o Mestre ensinou, é Ele para nós a última palavra”.
E acrescenta: “Sim, e de modo particular, a nós Bispos, é pedido esta confiabilidade, digo: darmos àqueles de quem Deus nos fez pastores a segurança de que o nosso coração é habitado, é do senhorio Dele. Por certo, na medida que nos mantivermos fiéis ao mestre, ao seu ensinamento seremos confiáveis e testemunharemos a unidade e a comunhão. Sabedores, sejamos sempre mais conscientes de que, se movidos por ensinamentos que não procedem do alto, que procedem da terra e quiçá, até debaixo da terra, perderemos, como fala a primeira leitura, o “Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem” (At 5,31)”.
Finalizando a homilia, conclamou a todo povo que assiste e participa presencialmente com o cuidado para não obedecer ou se deixar seduzir por vozes e palavras que não são as de Jesus Cristo: “Lembre-se sempre: somente Ele veio do Alto e não há outro que tenha Palavras de vida eterna. Aquele que acredita em outras palavras, que obedece a outras vozes, este perde-se, pois segue o que é terreno e transitório. Então, empenhemo-nos em viver o que Nosso Senhor nos ensinou. Ele é “o Caminho, a Verdade e a vida” (Jo 14,6)”.
Confira quais são os bispos e padres de recente nomeação:
- Dom Reginei José Modolo – Bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR);
- Dom Antonio Aparecido de Marcos Filho – Bispo auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF);
- Dom Denilson Geraldo – Bispo auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF);
- Dom Valdir José de Castro – Bispo de Campo Limpo (SP);
- Dom Algacir Munhak – Bispo da diocese de São Miguel Paulista (SP);
- Dom Marcelo Antonio da Silva – Bispo auxiliar na diocese de Santo Amaro (SP);
- Dom Francisco de Oliveira Vidal – Bispo para a diocese de Alagoinhas, na Bahia;
- Dom Geraldo de Paula Souza – Bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói (RJ);
- Dom Otair Nicoletti – Diocese de Coxim, no Mato Grosso do Sul;
- Dom Paulo Andreolli – Bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará (PA);
- Dom José Genivaldo Garcia – Bispo para a diocese de Estância (SE);
- Padre José Hamilton de Castro – Nomeado bispo para a diocese de Almenara (MG);
- Padre José Vicente Pinto de Alencar Silva – Nomeado bispo para a diocese de Salgueiro (PE);
- Padre Ivanildo Oliveira Almeida – Nomeado bispo da diocese de Cametá (PA);
- Padre Juarez Albino Destro – Nomeado bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre (RS).
Fonte: cnbb.org.br