Dom Edimilson convida famílias a transformarem suas casas em Igrejas domésticas

O bispo da Diocese de Tianguá pronunciou palavras de fé, entusiasmo e esperança a todos os fiéis, convidando-os a serem imitadores de Marta, Maria e Lázaro, acolhendo Jesus em suas casas, sobretudo neste tempo de isolamento social.
O segundo dia da Semana Santa foi celebrado na Diocese de Tianguá com oração e recolhimento. A Segunda-feira Santa (06) teve por principal motivação a recitação do terço em família, a meditação do Evangelho do dia e a participação na Santa Missa, presidida e transmitida pelo bispo diocesano Dom Francisco Edimilson através das redes sociais. Durante todos esses dias, até a Celebração da Páscoa do Senhor, a Diocese segue realizando transmissões com intuito maior de aproximar os fiéis e a Igreja, devido ao tempo de isolamento social que o mundo enfrenta pelo motivo da pandemia.
Na homilia, Dom Edmilson comentou a passagem do Evangelho de João (Jo 12,1-11) em que Jesus visita a casa de seus amigos, Marta, Maria e Lázaro. “Estamos na Segunda-feira, aos poucos avançamos em direção à Celebração da Páscoa do Senhor. Na Palavra de Deus que acabamos de ouvir, encontramos Jesus em um momento muito familiar, na casa de Marta, Maria e Lázaro. Jesus visita a Igreja Doméstica, Ele valorizava essa presença nas casas das pessoas, para anunciar-lhes a Boa Nova”, ressaltou.
Atitude de amor e gratidão
Ao refletir sobre a atitude de Maria, irmã de Lázaro, que ungiu os pés de Jesus com um perfume precioso, Dom Edimilson expressou a importância da gratidão e do amor expressos a Jesus com gestos simples e generosos. “Bonito ver o carinho de Maria que está grata pelo fato de Jesus ter levantado Lázaro de sua sepultura. O que nos faz lembrar da Leitura do Livro do Profeta Isaías que proclama Deus como Aquele que concede o sopro de vida, o Senhor da existência humana. É o Senhor que nos toma pela mão, que faz a vida palpitar dentro de nós. Jesus chama Lázaro para fora do túmulo porque Jesus é o Senhor da vida. Este é um dos sinais messiânicos: o poder sobre a vida, tirar da morte aqueles que jazem entre as trevas”, pontuou o bispo.
Dom Edimilson prosseguiu explicando que a iniciativa de Maria provocou as críticas de Judas e apontou que o evangelista observa que o discípulo não estava preocupado com os pobres, mas porque era um ladrão, tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. “Por outro lado, encontramos a postura dos judeus que, quando viram que muitos deixavam a fé judaica para abraçar Cristo, planejaram matar também Lázaro. É a tendência do mundo querer calar a vida e a força da pessoa de Cristo. Ontem como hoje, são muitas as tentativas de silenciar Cristo e aqueles que, em Seu Nome, anunciam o Evangelho e testemunham a fé”.
Igreja Doméstica
Ao final de sua reflexão, Dom Edimilson pronunciou palavras de fé, entusiasmo e esperança a todos os fiéis, convidando-os a serem imitadores de Marta, Maria e Lázaro, acolhendo Jesus em suas casas, sobretudo neste tempo de isolamento social. “Que essa Eucaristia alimente sempre mais a nossa fé em Jesus Cristo que tem poder sobre a vida e é capaz de nos levantar da sepultura. Que nós O acolhamos sempre em nossa casa. Sejamos sempre capazes de, como Maria, Marta e Lázaro, abrirmos espaço para que Ele sente à mesa conosco. Sim, nossa casa é a casa onde Deus habita. A Igreja Doméstica é onde nós somos chamados também a tomar bálsamo perfumado e ungir os pés de Cristo. Maria esbanjou um perfume caro e cheiroso, porque para Deus não podemos oferecer o resto, não podemos oferecer aquilo que não tem futuro. A Ele, devemos oferecer sempre o mais importante”, motivou.
Confira as imagens aqui!
Crédito das fotos: Patrick Sousa | Pascom de Sant'Ana
Crédito da Notícia: Ingrid Monteiro | Amex