Diocese de Tianguá: Semana Santa 2022
A Semana chama-se Santa introduz diariamente o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A cada dia, um acontecimento profético e salvífico. Neste ano, a Semana Maior, como também é conhecida, ocorreu entre os dias 10 a 17 de Abril na Sé Catedral de Santana de Tianguá, onde após dois anos de restrições se deu em uma grande participação do povo de Deus e com total cobertura nas redes sociais da diocese e também da Catedral.
A programação foi amplamente divulgada e ocorreu diariamente com Missas, Celebrações, Procissões, Terço da Misericórdia, momentos presididos pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, e também pelo Pároco e Cura da Sé Catedral, Pe. Carlos Alberto Pereira Magalhães.
Liturgicamente é importante enfatizar que os acontecimentos que narram os últimos momentos de Jesus Cristo podem ser encontrados nos quatros evangelhos presentes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, que são especificamente os Livros de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Todos esses livros narram, a sua maneira, os eventos da vida de Jesus, desde o Seu nascimento até Sua morte e posterior Ressurreição.
A Semana Santa contempla os sete dias existentes entre o Domingo de Ramos e a Páscoa. Portanto, cada dia é conhecido como uma data em específico.
O Domingo de Ramos representa a entrada do Messias em Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica. A segunda-feira é reconhecida como o dia em que Maria ungiu Cristo. Na terça-feira, os cristãos relembram a passagem da figueira amaldiçoada por Jesus por não dar frutos. A quarta-feira é chamada o ‘Dia das Trevas’. A quinta-feira, por sua vez, é celebrada por ter ocorrido a Última Ceia de Cristo com os apóstolos.
Por fim, a sexta-feira é o dia da Crucificação e Morte de Jesus. O Sábado de Aleluia, comumente conhecido, é o dia que antecede a Páscoa e a ressureição de Jesus Cristo, onde celebramos a Vigília Pascal, a mãe de todas as Vigílias. Os cristãos do mundo todo concentram suas orações em gratidão ao sacrifício de Cristo a fim de pagar a dívida dos pecadores para com Deus. Finalizando, o domingo simboliza a Ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa do Senhor.
Confira as fotos, clique aqui.