Diocese de Tianguá se mobiliza por ocasião do “Dia Mundial dos Pobres”
A iniciativa, motivada pelo Papa Francisco, conscientiza toda a Igreja para a prática de gestos de partilha às pessoas mais necessitadas
O Dia Mundial dos Pobres será celebrado no próximo domingo (17). Por ocasião da data, o Papa Francisco convida todas a Igreja a praticar ações de solidariedade em favor das pessoas indigentes e sem lar, a população mais pobre e fragilizada por suas necessidades. No Ceará, a Diocese de Tianguá-CE se mobiliza pela causa, com o objetivo de conscientizar as comunidades, famílias e toda a sociedade para realizarem gestos de partilha às pessoas mais necessitadas de alimentos, medicamentos, vestimentas e afeição.
Com o tema motivado pelo Santo Padre, Papa Francisco, “A esperança do pobre jamais se frustrará” (Sl 9, 19), a Diocese de Tianguá está promovendo ações de solidariedade que já tiveram início nesta última quarta-feira, 13, no Espaço Educativo Dom Javier, em Tianguá-CE, atendendo aos mais necessitados. A programação deste dia contou com a celebração da Santa Missa, às 18h, na Capela Santo Expedito, reunindo os voluntários e fiéis diante do Altar da Eucaristia.
Do dia 13 ao dia 17 deste mês, estarão sendo realizados debates na rádio Santana FM 99.3, Tianguá-CE, como também coletas de alimentos para cestas básicas. Todas as Paróquias da Diocese de Tianguá foram motivadas pelo bispo diocesano, Dom Francisco Edimilson, para que participem e promovem ações em colaboração e assistência aos pobres, a fim de causar mudanças positivas na vida destas pessoas.
De acordo com Dom Francisco Edimilson, estas iniciativas são essenciais para que todos saiam de sim mesmo e vão ao encontro com o próximo. “O Dia Mundial dos Pobres é uma oportunidade para repensarmos nossas atitudes e implementarmos em mais atitudes, e ao mesmo tempo, em projetos, para ajudar a melhorar essa situação. Esses projetos na linha política, social e econômica são reflexos das pequenas atitudes que diariamente, nós somos chamados a fazer. Desde o mendigo que está na porta da Igreja e até o que está na porta de nossas casas, devemos realizar a partilha solidária, a comunhão fraterna”, ressaltou.
O Dia Mundial dos Pobres é um incentivo para que toque os corações de todos, com o anseio de expandir a solidariedade aos que mais necessitam. Além disso, o Dia Mundial dos Pobres acontece no 33º Domingo do Tempo Comum, que antecede a Festa de Cristo Rei, preparando toda a Igreja a acolher o Senhor como Rei. A data foi instituída pelo próprio Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016, quando se deu o encerramento do Ano Santo da Misericórdia, tendo em vista que atitudes de misericórdia precisam alcançar situações de pobreza material e espiritual na sociedade.
Por: Laíse Marcondes e Ingrid Monteiro / AMEX
Foto: A12