Diocese de Tianguá reflete importância do canto litúrgico em encontro
A programação, realizada de 21 a 23 de setembro em Ubajara, foi assessorado por missionária da Diocese de Crato-CE
Nos últimos dias 21 a 23 de setembro, foi realizado o Encontro Diocesano de liturgia na Diocese de Tianguá. A programação foi sediada no Centro de Pastoral Pe. Moacir, na cidade de Ubajara-CE.
O evento, coordenado pela Comissão Diocesana de Liturgia, contou com a presença do bispo diocesano, Dom Francisco Edimilson e foi assessorado pela missionária da Diocese de Crato e membro da equipe diocesana do Ministério de Liturgia, Adeline Milfont, com o objetivo de promover uma maior interação dos servidores da liturgia que estão envolvidos com os corais e ministérios de cantos nas paróquias da diocese. As formações ofereceram um conhecimento sobre o canto litúrgico para ser aplicado nas celebrações.
A programação dos três dias de encontro serviu ainda para despertar os participantes das diversas paróquias presentes, que a relação do homem com Deus pode verdadeiramente ser facilitada pelo canto, quando ele torna-se uma verdadeira oração de fervoroso ardor e diálogo com Deus.
Segundo o participante Jamelli, da Paróquia São Pedro, Tianguá, participar do momento foi uma grande oportunidade para o crescimento da comunidade. "Possibilita um aprofundamento no que se refere ao canto litúrgico na vida celebrativa da comunidade", opinou.
Para a Irmã Maria Dalva, membra da Congregação Filhas da Caridade, a formação litúrgica é fundamental para os grupos paroquiais, ao criar uma unidade na celebração que valoriza a liturgia, resultando numa melhor participação e celebração da assembleia.
O Encontro Diocesano de Liturgia proporcionou uma reflexão sobre a importância do canto litúrgico nas celebrações, destacando o espírito da Liturgia e do canto que chega ao coração de quem celebra. Com esta consideração destacou-se ainda o canto como algo fundamental para que a celebração tenha vivacidade suficiente para com aquilo que se está celebrando.
Créditos das fotos: Ermeson Terceiro, Herison Vieira e Felipe Barros