Convite Missa alusiva aos 415 anos do martírio do Pe. Francisco Pinto, SJ

Nesta terça-feira (10/01), será celebrada Missa alusiva aos 415 anos do martírio do Pe. Francisco Pinto, SJ. A celebração ocorrerá na Catedral de Sant’Ana às 19h, em Tianguá. Amanhã, dia 11/01, a Eucaristia em memória ao sacerdote será celebrada, às 19h, na Igreja Matriz de Ibiapina.
Conheça a história do Pe. Francisco Pinto, SJ:
Pe. Francisco Pinto, português, nasceu em Agra do Heroísmo, capital da Ilha Terceira dos Açores no ano de 1552. Angra era diocese desde 1532.
Ainda criança, seguiu com seus pais para Pernambuco, Brasil, e daí para Salvador/BA.
Com 17 anos, entrou na Companhia de Jesus, aos 31 de outubro de 1568. Os jesuítas estavam no Brasil desde 1539.
Como jovem jesuíta, o futuro Pe. Pinto foi curado milagrosamente pela intercessão de Pe. José de Anchieta. Não chegou a completar o curso, recebendo o título de Coadjutor Espiritual Formado. Em 1588, recebeu a “ordens sacras”, sendo considerado padre. Devido a seu conhecimento das línguas indígenas é indicado para a Missão do Maranhão. Em 1558, recebeu as ordens sacras.
No dia 20 de janeiro de 1607, partiu do Recife em uma embarcação que ia buscar sal coletado nas salinas na foz do Rio Mossoró, juntamente com o padre Luís Figueira Rumos ao Siará Grande, com o intuito de catequizar os nativos daquele território.
Em 2 de fevereiro do 1607, celebraram a primeira missa no território do atual Estado do Ceará, na foz do Rio Jaguaribe.
Durante a viagem, esteve em um aldeamento denominado como Paupina, que corresponde atualmente ao centro de Messejana.
Os dois avançaram até a Chapada de Ibiapaba, chegando a habitar com os índios Tabajara. Em 11 de janeiro de 1608, foi assassinado pelos índios Tacarijus (Tapuia), na hora em que rezava o breviário. Não se sabe o local exato, sendo enterrado no sopé da Serra Grande.
Depois da sua morte e sepultamento recebeu o alcunha de Amanaiara (o senhor da chuva) em Tupi, entre a etnias indígenas, transformando-se assim numa entidade espiritual. Os seus restos mortais, segundo alguns historiadores, viraram amuletos para o combate à seca, sendo estes trasladados até Parangaba pelos índios potiguás.
Históricos Efemérides
1983 - Pe. Sadoc e Monsenhor Odilon lançam o livro: História religiosa de Ibiapina, falando sobre o Mártir Francisco Pinto e celebraram em sua memória.
2005 - Monsenhor Tibúrcio Celebrou Missa na capela de Santo Expedito afixando uma pequena tela do Pe. Pinto.
2016 - Foi celebrada uma missa em memória ao Pe. Francisco Pinto. No dia 11 de janeiro de 2016, às 9 horas, na Sé Catedral de Senhora Sant’Ana em Tianguá-CE, foi realizada uma celebração eucarística em favor da causa do Padre Francisco Pinto, SJ. Ato litúrgico presidido pelo Exmo. Revmo. Dom Francisco Javier Hernández Arnedo (OAR).
2017- No dia 11 de janeiro, Missa (in memóriam) ao Pe. Francisco Pinto na paróquia de Sant’Ana Tianguá. Presidida pelo Pe. Carlos Alberto Magalhães.
2018 - Em 11 de janeiro, missa em memória do Pe. Francisco Pinto em Tianguá/CE, Paróquia Sant’Ana e na Paróquia São Pedro em Ibiapina/CE.
2019 - Nesta data especial, 11 de janeiro, homenagem ao Pe. Francisco Pinto com Celebrações Eucarísticas em Tianguá/CE e Ibiapina/CE.
2020 – Em 11 de janeiro, missa em memória do Pe. Francisco Pinto em Tianguá/CE e Ibiapina/CE.
2021 – Realização de uma exposição na Catedral de Sant’Ana, Igreja Matriz de Santo Antônio e São Pedro em Tianguá/CE no dia 10 de janeiro. Além disso, Santa Missa presidida pelo Revmo. Pe. Eugênio Pacelli, SJ e concelebrada pelo pároco de Ibiapina Pe. Lusmar, na última segunda-feira, 11 de janeiro. Estas exposições e homenagens marcaram a abertura oficial de uma exposição fotográfica em memória ao Mártir Padre Francisco Pinto, primeiro missionário Jesuíta no Ceará.
2022 - Missa em memória dos 414 anos do Martírio do Pe. César Augusto, SJ, em Tianguá/CE - Paróquia Sant’Ana e em Ibiapina, Visita à Sala Jubilar, no Centro Cultural Dom Aloísio Lorscheider em Tianguá/CE e Museu Ascenso Gago de Viçosa do Ceará/CE.
2022 - No dia 22 de agosto, na Exposição Jubilar dos 50 anos da Diocese de Tianguá, constou na programação uma exposição de telas homenageando o Pe. Francisco Pinto por sua insigne participação nos primórdios da evangelização na Ibiapaba, onde atualmente se encontra a Diocese de Tianguá. Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, após a exposição, criou a Sala Jubilar onde estão as telas com a trajetória de vida do Mártir Pe. Francisco Pinto, SJ.
Serviço:
Graças alcançadas por intermédio do Mártir Pe. Francisco Pinto, favor enviar para a Cúria Diocesana de Tianguá localizada à Av. Prefeito Jaques Nunes, 1739 - Centro – Tianguá/CE - CEP: 62327-145, aos cuidados de Francisca Oneide de Assis. Fone: 88922235185 ou pelo e-mail: fcaoneide@gmail.com