Com caminhada e Missa, Diocese de Tianguá abre Campanha da Fraternidade 2020

Este ano, a CF traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).
Em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Tianguá celebrou a abertura da Campanha da Fraternidade de 2020 no último domingo (1º). A celebração foi iniciada com Caminhada de Mobilização percorrendo as principais ruas da cidade de Ubajara, saindo da Igreja de São Francisco, com direção à Igreja Matriz São José, onde foi celebrada a Santa Missa. Este ano, a CF traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).
Com organização formada por representantes dos Setores, Pastoral da Catequese, Mãe Rainha, Terço dos Homens e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a abertura da Campanha da Fraternidade despertou entre os diocesanos o espírito comunitário e cristão, no compromisso e busca pelo bem comum, renovando a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e promoção humana, em vista de uma sociedade mais justa e solidária.
Caminhada
No início da programação, comunidades e pastorais se reuniram na Igreja São Francisco iniciando a programação. Na ocasião, o pároco Padre Clodoaldo se dirigiu a todos os presentes, reforçando a importância da CF 2020, explanando os objetivos e compromissos que o tema deste ano “Fraternidade e Vida” propõe.
Durante o percurso da caminhada pelas ruas da cidade, jovens do Setor Jaburna encenaram a Parábola do “Bom Samaritano”, e as crianças do IAM formaram um cartaz “vivo” apresentando a Campanha da Fraternidade a todo o público. Os adultos do Setor Santa Luzia apresentaram a história de Santa Dulce dos Pobres. Já o Setor Nova Veneza exibiu faixas com o tema e lema da CF.
Ainda durante a caminhada, o Setor Taboca refletiu através de cartazes sobre o olhar de Jesus”, chamando atenção para: “Qual será o nosso Olhar?”. O Setor Moitinga sensibilizou a comunidade com o tema “Sentiu Compaixão”, enquanto o Setor Olinda evidenciou à comunidade a importância do cuidado aos necessitados. Por fim, o Setor Sede apresentou as Pastorais Sociais da Paróquia e de demais pastorais, indicando que a união de todas as pastorais é a forção para Igreja em saída.
A programação foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo padre Clodoaldo, o qual agradeceu a comunidade pelo empenho e comprometimento, alertando que a missão da CF é a oportunidade para o empenho e a atenção para com os mais necessitados.
Por Ingrid Monteiro (Amex)
Confira as fotos aqui!
Créditos das fotos: Ednardo, Matildes (Pascom)