Bispo agradece ajuda enviada ao litoral paulista por dioceses brasileiras
Durante a segunda sessão da manhã desta sexta-feira, 21 de abril, na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo de Caraguatatuba (SP), dom José Carlos Chacorowski, agradeceu ao conjunto do episcopado pelas ajudas que chegaram à diocese por conta das fortes chuvas que afetaram o litoral paulista entre o final de fevereiro e início de março deste ano.
O bispo contou que assim que as notícias das chuvas e enchentes ganharam projeção nacional ele recebeu ligações de apoio de vários bispos que se colocaram à disposição.
“Agradeço a contribuição generosa que veio de muitas dioceses”, disse dom José Carlos.
A vila no vale do município de São Sebastião teve boa parte de seu território destruída. “Foram 65 mortos, dezenas e dezenas de desabrigados”, lamentou o bispo.
Com os recursos recebidos de dioceses e paróquias de vários locais do país, até com doações anônimas, foi possível comprar geladeiras, fogões e botijões de gás, por exemplo. Essa ajuda com mobiliários e utensílios terá continuidade após a construção de casas pela prefeitura.
“Deus abençoe a todos, de modo particular pela união e oração, pela fraternidade”, disse.
Fraternidade e comunhão que geram solidariedade
A Igreja no Brasil tem dado testemunhos de fraternidade e comunhão diante de desastres naturais e crises humanitárias. Exemplos são iniciativas como a campanha “SOS Bahia e Minas Gerais: solidariedade que transborda“, que arrecadou mais de 2,5 milhões de reais para auxiliar as vítimas das chuvas e enchentes no Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia; a ação emergencial “É tempo de cuidar”; e a destinação de recursos para apoio aos povos Yanomami, em Roraima, e à comunidade tradicional Baixão dos Rocha, na diocese de Brejo (MA).
Fonte: cnbb.org.br