Arcebispo de Belo Horizonte-MG é eleito novo presidente da CNBB
Dom Walmor Oliveira de Azevedo recebeu a maioria de votos do total de 301 do episcopado brasileiro durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida
Na segunda-feira, 06 de maio, o arcebispo de Belo Horizonte-MG, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo próximo quadriênio (2019-2023). O arcebispo recebeu a maioria de votos do total de 301 do episcopado brasileiro durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida-SP.
As primeiras palavras de dom Walmor Oliveira de Azevedo, diante da pergunta do presidente Cardeal Sérgio da Rocha se aceitaria o cargo da CNBB, foram marcadas com alegria, com temor e humildade. Acolhendo a sua nova posição como representante do episcopado brasileiro, na ocasião, dom Walmor pediu a Deus que não lhe falte sabedoria para assumir este serviço. “Deus tudo conduz. Por vontade d’Ele e na confiança de nossos irmãos bispos de todo o Brasil, abraço, com alegria, a missão de presidir a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de grande responsabilidade, pois muitos são os desafios. Precisamos trabalhar unidos para que a Igreja seja, cada vez mais, missionária, "em saída", conforme nos pede o Papa Francisco, inspirado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para isso, nosso olhar deve permanecer voltado para os mais pobres, fortalecendo nossas ações no exercício da caridade, do amor, na busca da justiça, imprescindível para a construção da paz, tão necessária na atualidade. Cultivemos sempre um coração sensível às dores dos excluídos, das pessoas esquecidas, conscientes de que Jesus nasceu e cresceu entre os mais sofridos”, pontuou.
O arcebispo aproveitou a oportunidade para expressar o seu desejo em construir um trabalho exemplar, à semelhança dos bispos antecessores, em comunhão com o Papa Francisco. “Estarei sereno e buscando fazer o melhor, guiado pela luz da fé, nosso tesouro imperecível, entusiasmado e alegre em poder servir, sempre mais. Compreendo que exercer a presidência é ser o primeiro a colocar-se a serviço, com serenidade, e com o apoio de todos os irmãos bispos, sempre confiante em Deus, pois conquistamos a paz ao fazer à vontade Dele. Conto com a ajuda e as orações de todos para exercer essa missão. Suplico as bênçãos de Deus para todo o Brasil”, declarou o atual presidente eleito da CNBB.
Trajetória
Nascido em 26 de abril de 1954, dom Walmor é natural de Côcos (BA). O bispo é o primeiro baiano a estar à frente da CNBB. O novo presidente da Conferência é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).
Em sua trajetória de formação, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 9 de setembro de 1977 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na arquidiocese de Juiz de Fora.
Fonte: Amex | CNBB