Encontro dos Presbíteros reúne padres do Ceará
A Comissão Regional da Pastoral Presbiteral no Regional Nordeste I, anualmente promove o Encontro dos Presbíteros reunindo padres de todas as Dioceses do Ceará. Nesse ano o Encontro aconteceu no Centro Pastoral da Diocese de Quixadá no período de 15 a 18 de maio para refletirem o tema “Pastoral Presbiteral”, assessorado pelo Pe Iuri Ribeiro da Diocese de Estância-SE. Da nossa Diocese de Tianguá participaram o Pe João Leno Lima, Pe Antônio Kelton e Pe Elias Souza.
A Pastoral Presbiteral é a Pastoral dirigida aos presbíteros e coordenada, sempre com o incentivo e o apoio do Bispo Diocesano, pelos próprios presbíteros. O próprio apóstolo Paulo em sua despedida dos líderes da Igreja de Éfeso, em Mileto: “cuidai de vós mesmos” (At 20,28). Afinal, quem poderá cuidar dos presbíteros se não os próprios presbíteros? Em outras palavras, a Pastoral Presbiteral é o cuidado pessoal e comunitário que a Diocese presta a seus presbíteros, estimulando neles a alegria de serem ministros ordenados a serviço do Povo de Deus, segundo o exemplo de Jesus, o Bom Pastor. Deste modo, eles poderão ser pessoas completamente realizadas em sua vida e em sua missão.
O primeiro responsável pela pastoral presbiteral é o próprio presbítero. É necessária uma autoconsciência de continuar crescendo, buscar ajuda e apoio dos outros e viver em comunhão no presbitério. O Bispo, com seu presbitério, deve ser o primeiro motivador e articulador da pastoral presbiteral. O lugar e o espaço privilegiado do crescimento presbiteral constituem o cotidiano da vida, do ministério e da caridade pastoral.
Por Padre João Leno.