Dom Edimilson realiza primeira visita pastoral ao município de Chaval-CE
A solene liturgia de acolhida de Dom Francisco Edimilson, Bispo da Diocese de Tianguá, na Igreja Matriz de Santo Antônio em Chaval – CE, marcou o início da primeira visita Pastoral àquela comunidade paroquial, no último mês de setembro. Na saudação inicial, o bispo destacou a importância da visita como ação de Cristo Bom Pastor em favor de seu povo.
Durante sua visita à Secretaria de Educação do Município, Dom Edimilson foi acolhido por um grupo de crianças com a apresentação de uma bela canção, inspirada no Salmo 22. O Secretário Municipal de Educação, Sr. Maurício Melo Mendes, deu as boas-vindas e destacou a importância da Igreja Católica no campo da educação ao longo da história. Na oportunidade, o bispo da Diocese de Tianguá também esteve na Secretaria de Saúde da cidade, onde destacou a importância do trabalho ali realizado e a necessidade de que todos os envolvidos com a saúde pública se esforcem a fim de garantir o socorro aos pobres e aflitos com a enfermidade. Em sua fala, o Sr. Dimas Ferreira Carvalho, Secretário Municipal, agradeceu a visita e convidou os presentes para visita às instalações.
Dom Francisco Edmilson esteve também na Pastoral ao Centro Infantil Criança Feliz, pertencente à Congregação das Irmãs dos Anjos Adoradoras da Santíssima Trindade. Acompanhado das Irmãs, percorreu as salas de aula e abençoou as crianças, bem como os profissionais ali presentes.
Ao chegar ao Hospital de Chaval, o bispo foi saudado com o toque das sirenes das ambulâncias, momento de muita emoção. Falando aos presentes, agradeceu a dedicação e a coragem manifestada pelos profissionais da saúde por ocasião da pandemia. Recordou a Parábola do Bom Samaritano que viu, sentiu compaixão e agiu. Em seguida, visitou os internos e suas famílias.
Ainda aproveitando a sua estadia, a Escola Epitácio Brito de Oliveira acolheu festivamente o pastor diocesano, desde a entrada com faixas e belas canções. Após a saudação, feita pela direção da escola, o prelado destacou o pioneirismo da instituição na implantação do ensino religioso na grade curricular, além de agradecer o espaço cedido para a Catequese Paroquial.
Em entrevista à Rádio Pontal, Dom Edmilson dirigiu sua palavra aos ouvintes explicando o significado da Visita Pastoral, partilhando informações importantes sobre a vida eclesial. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Agostinho Alcântara.
Na tarde do dia 23 de setembro, Dom Francisco Edimilson foi recebido no Paço Municipal de Chaval, pelo prefeito municipal, Sebastião Sotero Veras, e sua esposa, Fernanda Eduardo, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Veras, além de vereadores, secretários e servidores das duas instituições municipais. Utilizando um texto do Papa Francisco, o bispo convidou a todos a refletir sobre a necessidade de entender a política como a ética do bem comum, a forma mais eficaz de viver a caridade cristã. Após as formalidades, foi realizado um momento de oração e, em seguida, uma visita às instalações.
Um momento significativo da Visita Pastoral consistiu no encontro com as famílias da comunidade paroquial nas mais diversas situações. Era visível a alegria das comunidades ao acolherem a visita do bispo diocesano, que fez questão de deixar um sinal de sua passagem com a entrega de uma Bíblia.
Na noite do dia 23 de setembro, Dom Francisco Edimilson presidiu solene liturgia recordando o exemplo de vida de São Padre Pio de Pietrelcina. Após a celebração, reuniu-se com o Conselho de Pastoral da Paróquia para troca de experiências e diálogo fraterno, considerando o Conselho como uma das expressões mais importantes de sinodalidade.
Na manhã do dia 24 de setembro, os trabalhos foram retomados com a visita à Secretaria Paroquial na companhia dos assessores da Cúria Diocesana: Luciano Sotero, Antônia Alcieda, César Rocha e Ermeson Terceiro. Dom Edmilson pontuou que a dimensão administrativa também deve ser motivo de atenção do bispo diocesano.
A segunda parte da manhã do dia 24, foi dedicada à visita nas comunidades rurais. Acompanhado pelo pároco, Pe. José Erlando, e pela equipe Diocesana e Paroquial da PASCOM, Dom Edimilson visitou as seguintes comunidades: Poção, Carneiro, Jatobá, Agrovila, Passagem, Nova Olinda, São Paulo dos Andrés, Cafundó, Retiro, Japão, Pernambuquinho, Mucambo e Tucuns. Além disso, ocorreu visita aos Pólos de Evangelização, uma estrutura pastoral presente na zona urbana de Chaval que fortalece a presença da Igreja junto às famílias. Um testemunho de que é possível dar passos na Pastoral Urbana.
O encerramento da Visita Pastoral em Chaval ocorreu na noite do dia 24 de setembro na Paróquia de Santo Antônio e contou com a participação de muitos fiéis provenientes das comunidades e pólos de evangelização, além das pastorais, movimentos, associações, confrarias, irmandades, serviços e organismos do povo de Deus. Na ocisão, Dom Francisco Edimilson agradeceu a todos que se envolveram na preparação e vivência de sua visita. Exortou a comunidade a assumir os desafios de evangelizar e testemunhar a fé mesmo em meio às resistências do mundo presente.
Confira as fotos, clique aqui!
Por Ingrid Monteiro | Amex