Dom Edimilson participa de visita ao Papa Francisco em Roma
Dom Francisco Edimilson vivencia esta semana a Visita ad Limina Apostolorum ao Vaticano, juntamente com os bispos do Ceará e do Piauí. No total, são vinte e um bispos peregrinos, provenientes das dezessete dioceses dos dois estados reunidos com o intuito de consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.
O primeiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum, na última segunda-feira (09/05), foi iniciado com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito Furtado. Na terça-feira (10/05), o bispo de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, presidiu a celebração da Santa Missa na Basílica de São João de Latrão. Na quarta-feira (11/05), os bispos do Ceará e Piauí se reuniram na Basílica de Santa Maria Maior para a Santa Missa, com a presidência de dom Vasconcelos, bispo de Sobral e Presidente do Regional NE 1.
Durante a visita, houve a visita à Congregação para aos Bispos, ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Pontifícia Comissão para a Tutela do Menor, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e a Congregação para a Educação Católica.
Na quinta-feira (12/05), Dom Edimilson e os demais bispos peregrinos participaram da audiência com o Papa Francisco, prevista na programação da Visita ad Limina Apostolorum. Em seu discurso, o Santo Padre destacou a palavra “proximidade” como atitude essencial para os bispos. Segundo os participantes, a Audiência com o Papa representou uma oportunidade de renovação e de ressignificação do Ministério dos bispos, através da comunhão fraterna e do fortalecimento de vínculos com a Igreja e todo o povo de Deus.
“Acabo de fazer uma visita ao Santo Padre, o Papa Francisco, juntamente com os bispos do Regional do Ceará e do Piauí, momento muito especial. Mais ou menos 2h e meia de conversa com o Santo Padre, em um clima descontraído. Esse é um momento ímpar em minha vida episcopal! Envio uma bênção especial para toda a Diocese de Tianguá, para todas as famílias, para os que trabalham na evangelização. Que Deus os abençoe e proteja a nossa Diocese”, declarou o bispo da Diocese de Tianguá, Dom Francisco Edimilson.
Já nesta sexta-feira (13/05), os bispos celebraram a Santa Missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros e visitaram o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. A programação ainda conta com com visita à Congregação para a Causa dos santos, Congregação para o Clero e missa no Colégio Pontifício Pio Brasileiro, onde os bispos do Piauí e do Ceará estão hospedados.