Em júbilo, família Agostiniana celebra 400 anos da Província de São Nicolau
A Santa Missa foi presidida por Dom Francisco Xavier Hernández, bispo emérito da Diocese de Tianguá, religioso agostiniano recoleto, e concelebrada pelos religiosos sacerdotes presentes.
A família Agostiniana Recoleta do Ceará se reuniu para celebrar os 400 anos da Província de São Nicolau, com Santa Missa presidida por Dom Francisco Xavier Hernández, bispo emérito da Diocese de Tianguá, religioso agostiniano recoleto, e concelebrada pelos religiosos sacerdotes presentes. A liturgia foi dirigida magistralmente pelo frei Jordan Tijerino, juntamente aos seminaristas de Guaraciaba do Norte-CE.
Na ocasião, no último dia 07 de maio, estiveram os membros das duas comunidades de freis Agostinianos Recoletos no Estado - Fortaleza e Guaraciaba do Norte -, juntamente com as monjas Agostinianas Recoletas do Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe, também de Guaraciaba. Além disso, fizeram-se presentes na celebração as Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus, as quais, recentemente chegadas ao Brasil, atendem ao Lar Santa Mônica, na capital Fortaleza-CE. Uma representação da Fraternidade Agostiniana Recoleta de Guaraciaba e alguns jovens das Juventudes Agostinianas Recoletas, as JAR, também participaram do momento festivo.
Todos os participantes foram recebidos nos amplos salões paroquiais para as apresentações, marcadas pela alegria dos reencontros. Inicialmente, o prior de Guaraciaba, Frei Santiago José Martínez, espanou a todos os presentes a história da Ordem, desde os tempos de Santo Agostinho até chegar ao momento da fundação da Província no ano 1621. O religioso recordou como a Província nasceu missionária nos campos do Senhor das Ilhas Filipinas, seguindo até hoje, especialmente nos ministérios do Brasil, exercidos no estado do Amazonas. A apresentação foi seguida por um tempo para perguntas e reflexões ligadas ao presente da Província de São Nicolau.
Após a missa, foi servido um jantar em clima de fraternidade, alegria e júbilo. Toda a programação atendeu aos protocolos de segurança e cuidados necessários por conta deste tempo de pandemia. No domingo seguinte da Missa, Frei José Corcuera e as irmãs receberam publicamente as doações direcionadas ao Lar Santa Mônica, obtidas através da Live Beneficente que foi realizada duas semanas antes, pela iniciativa da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Guaraciaba do Norte-CE. Aproveitando o momento, as religiosas Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus foram apresentadas à comunidade de Guaraciaba.
Por Ingrid Monteiro - AMEX