Missa dos Santos Óleos é celebrada durante Quinta-feira Santa na Sé Catedral
Óleos do Crisma, Catecúmenos e dos Enfermos foram consagrados pelo bispo diocesano
Na manhã da última Quinta-feira Santa, 18, fiéis se reuniram na Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade celebrada na Sé Catedral de Sant’Ana, em Tianguá-CE. A Santa Missa foi presidida pelo bispo Dom Francisco Edimilson, na qual os Óleos do Crisma, Catecúmenos e dos Enfermos foram consagrados. Na ocasião, aconteceu também a renovação da ordem do Clero Diocesano.
Durante a Missa Crismal ou Missa dos Santos Óleos, o óleo de oliva misturado com perfume de bálsamo foi consagrado pelo bispo para a utilização nas celebrações do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenação. A celebração contou com a concelebração do bispo emérito da Diocese de Tianguá, Dom Francisco Javier Hernandez, além do Clero da Diocese de Tianguá.
Significados dos Óleos Santos:
Óleo do Crisma: Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar o bom perfume de Cristo. É usado no Sacramento do Batismo, depois da imersão das águas do batismo. O Batizado é ungido na fonte, no Sacramento da Confirmação (Crisma), onde o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no Sacramento da Ordem, para ungir os escolhidos que anunciarão a palavra de Deus.
Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são fiéis que se preparam para receber o batismo, sejam adultos ou crianças; antes do rito da efusão da imersão da água. Este óleo significa e realiza a libertação do mal. A força de Deus, que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela a água e pelo Espírito.
Óleo dos Enfermos: Usado no sacramento dos enfermos, este óleo significa e realiza a ação da força do Espírito de Deus na provação da doença para o fortalecimento espiritual. A unção dos enfermos é um sacramento de cura do corpo, não somente para doentes terminais, mas também para pessoas que sofrem com enfermidades, que vão passar por cirurgias ou que estão se recuperando das mesmas.
Crédito das fotos: Walter Luiz e Pedro Luca (Pascom de Sant’Ana)
Por: Laíse Marcondes e Ingrid Monteiro | Amex